Extremoz abre o “Dezembro vermelho” com seminário de prevenção sobre HIV/AIDS

- publicidade -

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta sexta-feira (1º/12), a Campanha Dezembro Vermelho, que faz alerta sobre a prevenção do vírus HIV, AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além também da luta e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus.

A abertura oficial aconteceu com o seminário de prevenção sobre HIV/AIDS no auditório da Fundação de Cultura Aldeia Guajiru, no Centro Histórico.

Estiveram presentes ao evento a Prefeita Jussara Sales, a Presidente da Câmara, vereadora Damares de Sales, a secretária municipal de Saúde, Maria de Jesus de Oliveira Lima, profissionais da área da saúde e convidados.

“A campanha do Dezembro Vermelho é fundamental e tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. O mês também marca a luta contra o preconceito em torno da doença”, afirmou a prefeita Jussara Sales.

Sobre a doença

A AIDS é a doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana. Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos TCD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais