Extremoz abre o “Dezembro vermelho” com seminário de prevenção sobre HIV/AIDS
A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta sexta-feira (1º/12), a Campanha Dezembro Vermelho, que faz alerta sobre a prevenção do vírus HIV, AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além também da luta e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus.
A abertura oficial aconteceu com o seminário de prevenção sobre HIV/AIDS no auditório da Fundação de Cultura Aldeia Guajiru, no Centro Histórico.
Estiveram presentes ao evento a Prefeita Jussara Sales, a Presidente da Câmara, vereadora Damares de Sales, a secretária municipal de Saúde, Maria de Jesus de Oliveira Lima, profissionais da área da saúde e convidados.
“A campanha do Dezembro Vermelho é fundamental e tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. O mês também marca a luta contra o preconceito em torno da doença”, afirmou a prefeita Jussara Sales.
Sobre a doença
A AIDS é a doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana. Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos TCD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.