Revisão do Plano Plurianual 2022-2025 é concluída na Câmara Municipal de Natal

- publicidade -

Em sessão ordinária nesta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Natal aprovou, em segunda discussão, a 2° Revisão do Projeto de Lei 569/2023 encaminhado pelo Executivo que institui o Plano Plurianual (PPA) do quadriênio 2022-2025. A matéria trata das metas da administração pública para um período de quatro anos. Com a aprovação do PPA, o parlamento natalense se dedicará à última matéria orçamentária do ano: Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024.

No total, 102 emendas parlamentares foram apresentadas, sendo 63 aprovadas, 25 retiradas e 14 rejeitadas. Entre as emendas aprovadas, estão nove de autoria do vereador Felipe Alves (União Brasil). “Destaco o direcionamento de recursos para o incentivo à energia solar a fim de favorecer o meio ambiente com o consumo de energia limpa e o desenvolvimento do Banco de Alimentos, que é um programa criado por uma lei do nosso mandato com o objetivo de combater o desperdício de alimentos”, pontuou Felipe.

Por sua vez, o vereador Tércio Tinoco (União Brasil) encartou emenda que cria um programa para indenizar as famílias que tiverem perdas de móveis, eletrodomésticos ou eletrônicos decorrentes de desastres naturais em que o Município tenha sido o responsável pela ocorrência do dano. “Faz-se necessária esta iniciativa, haja vista que nas últimas semanas a cidade enfrentou uma chuva de 300 milímetros e várias famílias perderam tudo. Com isso, acredito que avançamos na área da proteção social”, justificou Tércio ao defender a matéria.

Dando continuidade à pauta social, a vereadora Brisa Bracchi (PT) manteve a ação 1762, que é o auxílio-moradia, dentro do Plano Plurianual. “Seria muito grave a exclusão dessa ação no PPA. Então, encerramos a votação aliviados e felizes por garantir o benefício, fundamental para as famílias que no momento de um desabamento precisam se mudar. A exclusão desse dispositivo acabaria com o auxílio-aluguel”, disse ela.

A vereadora Nina Souza (PDT), que presidiu os trabalhos, fez um balanço da votação da peça orçamentária. “Tivemos uma tarde bastante produtiva na qual concluímos a apreciação das emendas da revisão do PPA. As consensuais foram votadas rapidamente e as não consensuais foram debatidas amplamente pelos seus autores. Portanto, creio que conseguimos contemplar todas as demandas que a população nos traz dentro da estrutura apropriada que é o PPA”.

“O próximo passo, agora, é a análise da Lei Orçamentária Anual para o próximo ano. Mais de mil emendas estão aí para serem apreciadas e a gente espera que amanhã já seja possível começar essas deliberações da LOA 2024. A expectativa é que até o final da próxima semana o plenário possa concluir os trabalhos na Casa”, acrescentou a parlamentar.

Ao final da sessão, sete projetos de lei receberam parecer favorável em segunda discussão. Destaque para as seguintes proposições: PL 402/2022, do vereador Luciano Nascimento (PTB), que dispõe sobre instruções de segurança e saúde no trabalho para os profissionais da Guarda Municipal de Natal, PL 515/2022, do vereador Preto Aquino (PSD), que proíbe a retenção de documento de caráter informativo sobre a vida escolar do aluno da rede pública ou privada de ensino, para fins de transferência ou matrícula em outra instituição, e o PL 44/2022, do vereador Milklei Leite (PV), que institui o Programa Caminho Limpo, para a instalação de dispositivos para distribuição de saquinhos plásticos biodegradáveis para a população recolher os dejetos dos animais domésticos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais