Complexo de Saúde Professor Severino Lopes recebe visita da Comissão de Saúde
Nesta segunda-feira (24), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal fez mais uma visita de fiscalização nos equipamentos de saúde pública da capital potiguar. Dessa vez foi o Complexo de Saúde Professor Severino Lopes, entidade conveniada à rede municipal de Saúde, a receber os parlamentares natalenses. Participaram do encontro os vereadores Luciano Nascimento (PSD), Preto Aquino (Podemos) e Peixoto (Republicanos).
O Complexo Professor Severino Lopes foi fundado, pelo professor e médico psiquiatra, Severino Lopes, em 02 de julho de 1956, com a denominação original de Casa de Saúde de Natal, sendo pioneiro, no Rio Grande do Norte, no tratamento psiquiátrico especializado. É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, mantida pela Sociedade Professor Heitor Carrilho. Em 2022, além dos atendimentos de psiquiatria, transformou-se num complexo hospitalar com a inauguração da Unidade de Clínica Médica João Cecílio da Costa, em parceria com a Prefeitura do Natal, atendendo ao cidadão natalense 100% SUS.
Durante a visita, o vereador Luciano Nascimento parabenizou a equipe do hospital pelo trabalho. “Encontramos um espaço físico muito bem cuidado e pacientes tratados com dignidade. Agora, quem precisa ser tratado com mais carinho é o Complexo de Saúde Severino Lopes pelo poder público. As secretarias de Saúde do Estado e do Município precisam repassar os recursos necessários para a unidade continuar oferecendo atendimentos à população e olhar de forma especial para a saúde mental”, defendeu.
A unidade possui 220 leitos, sendo 60 clínicos e 160 psiquiátricos; desses leitos de psiquiatria, 100 pertencem ao SUS e estão todos ocupados. O complexo hospitalar dispõe ainda de uma equipe interdisciplinar qualificada composta por psiquiatras, profissionais de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, biólogos e musicoterapeuta.
O vereador Preto Aquino também elogiou a estrutura física do complexo e o esforço dos funcionários. “A sociedade pode ter certeza que aqui trabalham profissionais extremamente comprometidos com a saúde mental da população. Sobre a estrutura, posso afirmar que foi uma das melhores que vi nesses anos todos de visitas fiscalizatórias com a Comissão de Saúde. E poderia ser melhor, se o Governo do Estado encaminhasse regularmente os repasses financeiros que os servidores tanto precisam para manter a qualidade dos serviços”.
Nayran Andrade, diretora de Saúde do Complexo disse que a unidade psiquiátrica trata transtornos mentais diversos com múltiplos níveis de complexidade. Segundo ela, a instituição recebe o paciente geralmente em crise e imediatamente inicia o processo de reabilitação, por meio de práticas assistenciais complementares como Hortoterapia. Musicoterapia e terapia ocupacional, que auxiliam no tratamento que visa o retorno à vida normal.
“Temos outros dois tipos de intervenções terapêuticas, que é a intervenção assistida por animais e a yoga, prática que introduzimos no cronograma e conta com grande adesão dos pacientes. Elas são fundamentais, porque proporcionam ao paciente uma gama maior de atividades que se aproximam do cotidiano deles fora do ambiente hospitalar. Com todos esses recursos, a gente consegue uma boa resposta que culmina na melhora cognitiva e mental”, explicou a diretora.