Sete trechos da Grande Natal estão impróprios para banho, diz boletim de balneabilidade
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) divulgou neste sábado 6 o boletim semanal de balneabilidade das praias da Grande Natal. O estudo apontou que sete trechos estão impróprios para banho devido à alta concentração de coliformes termotolerantes na água, bactéria que indica a presença de esgoto.
Pontos impróprios para banho:
- Foz do Rio Pirangi (Nísia Floresta)
- Rio Pirangi (Parnamirim)
- Pirangi do Norte (Parnamirim)
- Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium, Parnamirim)
- Escadaria de Mãe Luiza (Praia de Areia Preta, Natal)
- Redinha (Rio Potengi, Natal)
- Redinha (Igreja, Natal)
O boletim, que analisa 51 pontos de balneabilidade em 12 municípios potiguares, segue as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para determinar a qualidade da água.
Condomínio, motel e restaurante multados por despejo irregular de esgoto
Em uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), realizada na terça-feira 2, foram flagrados três empreendimentos lançando esgoto na rede de drenagem da praia de Areia Preta. As empresas, que não tiveram seus nomes divulgados, foram autuadas por infração gravíssima.
O caso mais grave foi o de um condomínio em Areia Preta, que despejava esgoto in natura diretamente na rede. A situação foi considerada tão séria que resultou em uma denúncia criminal enviada ao Ministério Público.