No Dia dos Museus, prefeitura de São Gonçalo faz homenagem à mestra Séphora Bezerra
Comemorando o Dia Internacional dos Museus, na manhã desta quinta-feira (18), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante prestou uma homenagem à mestra são-gonçalense Séphora Bezerra, com a nominação externa do Museu Municipal e o descerramento da placa comemorativa.
“Precisamos ressaltar nossos artistas. Nossa cultura é rica. Somos o símbolo do folclore do Rio Grande do Norte, e Séphora faz parte da história. Essa é uma homenagem justa àquela que levou o nome de São Gonçalo e a nossa cultura para o Brasil afora”, observou o prefeito Paulinho.
Poetiza e filósofa, amante da cultura popular e suas tradições, a são-gonçalense ilustre teve destaque nacional como mestra do Pastoril Dona Joaquina, grupo de folclore são-gonçalense que preserva, dentro do contexto da atualidade, as tradições dos folguedos regionais e das danças, desde o início da colonização pelos portugueses.
“A trajetória de Séphora se confunde com a cultura popular do nosso povo, uma vida dedicada ao resgate das tradições, deixou um importante legado para nossa história”, ressalta Paulo Gois Locha, parceiro de autoria no livro “Retrato em Preto e Branco”.
A nominação do Museu Municipal Séphora Maria Alves Bezerra (In memoriam) foi sancionada em cumprimento à Lei nº 1.576, de 24 de maio de 2016. Ainda no evento foi realizada a entrega da Comenda de Honra ao Mérito Cultural Dona Militana para personalidades de destaque na cultura são-gonçalense.