Lula dá mais cargos e verbas e eleva taxa de governismo na Câmara
A relação do governo com a Câmara dos deputados melhorou depois de o governo acelerar a liberação de emendas e de entregar ministérios a grupos do Centrão.
A melhora pode ser vista no aumento da taxa de governismo (percentual de votos que seguem a orientação do governo) dos deputados de partidos aliados a partir de junho. Quanto maior a taxa de governismo, mais os deputados daquele partido votaram de acordo com os interesse do governo.
É o que mostra levantamento inédito do Poder360 com a taxa de governismo acumulada, dia a dia, dos deputados dos partidos da base aliada.
Os dados acima foram coletados até 11 de dezembro, mas o governo continua confiando nesse tipo de negociações para tentar passar um sprint de projetos importantes na pauta econômica nesta semana, como a última fase da reforma tributária, o Orçamento 2024 e a MP da subvenção do ICMS.
Por exemplo, a aprovação do Fundo Social para custear programas para o ensino médio na quarta-feira (13.dez.2023) contou com 45 votos do União Brasil e 38 do PP. Os votos dos partidos aliados menos fiéis foram fundamentais para a aprovação.