Natal e Mossoró estão entre as 50 cidades mais violentas do mundo, aponta levantamento

- publicidade -

No quesito violência, o Rio Grande do Norte volta a aparecer com destaque no ranking que destaca as cidades mais violentas do mundo. Segundo matéria veiculada nesta quinta-feira no jornal O Estado de São Paulo, com base em levantamento publicado pela The Economist, do Igarapé Institute, um think-tank brasileiro independente, as cidades de Natal (RN) e Mossoró (RN) estão entre as 50 mais violentas do mundo.  Natal é considerada a 33ª cidade mais violenta do mundo, sendo superada por Mossoró, que  se posiciona  no 18º lugar.

A posição de Natal e Mossoró no degradante ranking da violência mundial chama também atenção por alguns detalhes: ambas as cidades potiguares superam violência  cidades como Tijuana (México), Cali (Colômbia), Palmira (Colômbia), Santa Ana (El Salvador), entre outras.

Mais violentas

A América Latina continua a ser a região mais violenta do mundo, levando-se em consideração países que não estão em guerra: 43 das 50 cidades com mais homicídios do mundo e oito entre os top 10 estão na América Latina e no Caribe.

Das 50 cidades mais violentas do mundo, 25 estão no Brasil. O Brasil domina o meio do ranking. Isso reflete principalmente sua grande população. Durante o ano passado, a violência mudou de lugar dentro do Brasil. A taxa de assassinato caiu nas maiores cidades, mas aumentou em menores. Em Marabá e Viamão, os homicídios aumentaram em 20% em um ano, enquanto em São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, os assassinatos caíram 55% entre 2014 e 2015. Por conta do tamanho, o Brasil lidera como capital mundial do homicídio.

El Salvador continuou sendo o primeiro do ranking. Em 2015 e 2016 foi considerado o país mais violento do mundo e sua capital, San Salvador, a cidade com mais homicídios.

Somente dois países fora da América Latina possuem cidades no top 50: Estados Unidos e África do Sul. Nos Estados Unidos, o único país rico nesta lista, um pico nos homicídios levou Detroit e Nova Orleans a se juntarem a St. Louis e Baltimore, que já figuravam na lista do ano passado. A África do Sul é o único país fora das Américas neste ranking. Duas novas cidades, Nelson Mandela Bay e Buffalo City, foram adicionadas à lista, principalmente porque a coleta de dados está melhorando no país. A taxa de homicídios na África do Sul subiu 5% no ano passado, embora outros crimes violentos caíram.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode sair do site, caso não concorde. Ok Saiba mais